segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sistema Operacional: Visão Geral

1.    Explicar Sistema Operacional pela Visão top-down e visão bottom-up
Na visão top-down o sistema operacional age como uma espécie de "camada" que fica entre o hardware e o usuário, possibilitando a ele formas mais amigáveis de interagir com o computador, como por exemplo, os sistemas de janelas vistos em todos os sistemas operacionais modernos.

Já na visão bottom-up, o sistema operacional faz todo o gerenciamento de hardware do computador, como o controle da alocação de memória utilizada pelos softwares do usuário, o controle dos dispositivos de entrada e saída de dados (mouse, teclado, impressoras...) e o gerenciamento do hd.

2. Gráficos (feito no Excel)
a) sistemas operacionais mais utilizados no mundo (separados por Empresas)

a) sistemas operacionais mais utilizados no mundo (separados por Empresas)
Windows
79,82
%
Mac
11,44
%
Mobile
1,94
%
Linux
1,61
%
MS-DOS
0,1
%
OS/2
0,1
%


b) navegadores mais utilizados
Internet Explorer
35,1
%
Firefox
26,1
%
Chrome
20,90
%
Safari
6,00
%
Opera
2,4
%






























c) Países que mais utilizam a Internet
Estados Unidos
26,69
%
Brasil
5,12
%
Reino Unido
4,95
%
Indonésia
2,91
%
Alemanha
2,84
%

d) Resoluções de tela mais utilizadas
1024x768
18,2
%
1280x800
14,73
%
1366x768
14,58
%
1280x1024
8,53
%
1440x900
7,12
%


















3.Funcionamento

a)    gerenciamento de processos;

Módulo do SO responsável pela supervisão e execução dos programas,
alocando-lhes os recursos necessários através do administrador
conveniente, e controlando a utilização da UCP pelos diversos
processos.
Tarefas incluem:
Algoritmos e estruturas de dados para implementar processos e
Abstrações de recursos;
Escalonamento de processos;
Sincronização de processos;
Estratégia para tratamento de bloqueios perpétuos (deadlocks);
Parte dos mecanismos de proteção e segurança.

Processo é um programa em execução;
Um processo possui:
1 Seção de texto (código);
2 Contador de instruções;
3 Pilha;
4 Seção de dados.
Processo  ≠ Programa: um programa pode ser repetidamente
executado gerando vários processo.

b)    gerenciamento de memória;

Como o sistema operacional gerencia o armazenamento e a memória:

Quando o sistema operacional gerencia a memória do computador, duas grandes tarefas precisam ser cumpridas.
1.       Cada processo deve ter memória suficiente para ser executado. Ele não pode utilizar a memória de outro processo e outro processo também não pode utilizar a sua memória.
2.    Os diferentes tipos de memória no sistema devem ser bem utilizados para que cada processo seja executado de forma eficaz.
Para realizar a primeira tarefa, o sistema operacional tem de definir os limites de memória para cada tipo de software e aplicativo.
c)    sistema de arquivos;
Todos nós sabemos que dados - sejam eles partes de programas ou dados propriamente dito, como um texto ou uma planilha - devem ser armazenados em um sistema de memória de massa, já que a memória (RAM) do micro é apagada quando desligamos o computador. Memória de massa é o nome genérico para qualquer dispositivo capaz de armazenar dados para uso posterior, onde incluímos disquetes, discos rígidos, CD-ROMs, ZIP drives e toda a parafernália congênere.
Dados são armazenados em forma de arquivos e a maneira com que os arquivos são armazenados e manipulados dentro de um disco (ou melhor dizendo, dentro de um sistema de memória de massa) varia de acordo com o sistema operacional.


d)    entrada e saída de dados.

Por entrada e saída subentende-se o conjunto de mecanismos oferecidos para que um programa executando em um computador consiga respectivamente obter e fornecer informação de dispositivos externos ao ambiente de execução, composto pelo processador e memória principal.
De forma genérica, havendo um dispositivo de entrada de dados habilitado, o programa obtém dados deste dispositivo através de uma operação read(). Similarmente, um dado pode ser enviado para um dispositivo de saída habilitado através de uma operação.



4. Tipos de Sistemas

§  Fracamente acoplados - permitem que máquinas e usuários de um sistema distribuído sejam fundamentalmente independentes e ainda interagir de forma limitada quando isto for necessário, compartilhando discos, impressoras e outros recursos.
§  Fortemente acoplados - provê um nível de integração e compartilhamento de recursos mais intenso e transparente ao usuário caracterizando sistemas operacionais distribuídos.

5. Interface de Uso

GUI
Curto para Graphical User Interface , a interface gráfica foi desenvolvida em Xerox PARC por Alan Kay , Douglas Engelbart , e um grupo de outros pesquisadores em 1981 . Mais tarde, a Apple lançou o computador Lisa, primeiro computador disponível comercialmente em 19 de janeiro de 1983 . A GUI usa janelas , ícones e menus para executar comandos como a abertura de arquivos, apagando arquivos, mover arquivos, etc, e apesar de muitos sistemas operacionais GUI são operados através de um rato , o teclado também pode ser usado usando atalhos de teclado outeclas de seta .
Ao contrário de um sistema operacional de linha de comando como Unix ou MS-DOS , Sistemas Operacionais GUI são muito mais fáceis para os usuários finais de aprender e usar os comandos, porque não precisa ser conhecido ou memorizado. Devido a sua facilidade de uso, Sistemas Operacionais GUI tornaram-se o sistema operacional dominante utilizado pelos usuários finais de hoje.
Alguns exemplos de Sistemas Operacionais GUI
1.    Microsoft Windows
2.    Apple System 7 e Mac OS X
Alguns exemplos de interfaces GUI
1.    GNOME
2.    KDE

CUI

CUI (Composite User Interface) é um tipo composto de interface de usuário que incorpora as características da GUI (Graphical User Interface) e do CLI (Command Line Interface) realizandotanto a interface em uma área ao mesmo tempo. É absolutamente importante que o CUIcontém elementos GUI e linguagem de controle na mesma área da tela, ao mesmo tempo, de modo a incorporação for concluída. CUI não é uma combinação, em alternativa opcionalselecionável do método de comunicação em dois, mas uma abordagem verdadeiramentenovo.

Uma outra característica relevante do método CUI é que ele usa comandos gerados. Quando o usuário ativado alguma parte GUI da interface do usuário um comando gerado automaticamente aparece para completar a tarefa que o usuário possa observável como a parte CLI da interface do usuário pode ser usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário