sexta-feira, 2 de setembro de 2011

OS/2 "Operating System/2".

O OS/2 tem arquivos de configuração semelhantes ao DOS. Ele tem uma linha de comando com Dir, Copy, Del e outros comandos. Sua interface gráfica é muito parecida com a do Windows à primeira. Ele se parece superficialmente com o DOS principalmente em virtude do seu objetivo inicial de ser o substituto da IBM/Microsoft para o velho DOS.
A bem da verdade, os sistemas de tecnologia de ponta são todos muito parecidos, no Unix os comandos são diferentes mas a sintaxe é praticamente a mesma. As diferenças estão nos detalhes e talvez por isso o usuário final (atento apenas à superfície) tenha ficado tanto tempo do lado de fora da tecnologia.
Por tudo isso preciso ir além dos comandos principais para falar de OS/2 pois do contrário teria que me limitar a dizer que o OS/2 tem 150 comandos de linha de comando próprios (além do 150 que existem no DOS) usados para controlar multitarefa e certas configurações que não podem existir no DOS e que sua interface gráfica é orientada a objetos de fato.
Na linha de comando a memória é plana até 512 MB. Não vai a 4 GB por motivos de compatibilidade. Esta linha de comando conta com uma linguagem batch muito usada em mainframes, o REXX. Esta linguagem é semelhante em poder e facilidade ao Pascal. A sua integração aos recursos avançados do sistema é grande sendo capaz não só de funcionar em multithreading (em modo texto) com também pode usar objetos da interface gráfica e interagir com esta (estes recursos estão plenamente disponíveis desde 1992). Nem mesmo o Unix dispõe de uma linha de comando tão poderosa, uma vez que esta não é integrada satisfatoriamente à interface orientada a objetos (da qual a interface gráfica é apenas a parte visível).
Dito isso penso que podemos falar na interface gráfica que talvez seja seu ponto mais forte. Para se ter uma idéia apenas agora o Linux começa a se aproximar da Workplace Shell (nome da interface do OS/2 assim como Windows é o nome da do DOS). A Workplace Shell foi a primeira interface gráfica totalmente orientada a objetos do mercado (seguida quase ao mesmo tempo pelo Unix Nextstep de Steve Jobs). Além disso a implementação da interface sobre a CORBA permite um grau de integração entre aplicativos e extensões à interface de maneiras que não são possíveis em outros sistemas.
O último ponto notável talvez sejam os aplicativos que o acompanham que podem atender à maioria das necessidades de um pequeno escritório além dos programas necessários para utilizar a Rede (Gopher, ftp, telnet etc).


Última atualização feita por Marcela Lima 02/09/2011
©Todos os direitos reservados
 Fonte: s
ite:http://www.clubedohardware.com.br/duvidas/21